Festival de HIP HOP movimenta Cultura Urbana do RIO

Muita gente passou pelos locais onde este ano foram realizadas as atividades do HUTUZ 2008, evento realizado pela CUFA- Central Única das Favelas, no Rio de Janeiro. De suma importnacia para a promoção da cultura urbana, do RAP e do Hip Hop, o HUTúz anunciou ser este o seu último ano, já que em 2009 será a derradeira festa de consagração pelos 10 anos de existência do maior evento de Hip Hop da América Latina. Muitos canais de TV cobriram o evento, tanto o Prêmio Hutúz, realizado no Canecão, quanto o RAP Festival, Circo Voador. O Rapper VM Bill mandou o seguinte recado: "Já é hora das emissoras pararem de exibir somente clips de grupos estrangeiros e passar a exibir o nosso hip hop, aquele que é feito no Brasil e por brasileiros". É isso aí Bill, demorô!!

Viela 17

O grupo Viela 17, de Brasília, original da Ceilândia Norte, se apresentou neste sábado no palco principal do HUtúz 2008. Com 8 anos de estrada e 3 CDs lançados, o grupo participou da 1º edição do festival e neste ano dois de seus produtores musicais do CD “Lá no Morro” concorreram na categoria produtor revelação. O Rapper Japão, que tem 20 anos no RAP, disse que a origem de tudo é o protesto, porém é necessário dar soluções. “A maneira que encontramos para isso é dar bons exemplos para os jovens e transmitindo mensagens de paz, justiça e amor”, afirma.



Japão - Viela 17



Zaturno - Chile

Outro grupo que também se apresentou hoje foi o chileno Zaturno, no total de três integrantes são Julicio (DJ), Soledad (MC) e Zaturno, também MC. Com 7 CDs lançados, sendo o último chamado Zaturno Espacial, o grupo vem traçando uma trajetória com misturas latinas e experimentações com músicas de raiz . A Rapper Sole disse que “a inspiração que temos é a vivência do dia a dia, além da preocupação com a imagem da mulher latina, que não pode ser aquela difundida por muitos movimentos que vêem a mulher como objeto” disse.

Por Aline Souza
Fotos: ALine SOuza

Nenhum comentário: